Liderança que faz a diferença

12 Passos para uma liderança que faz a diferença.

Liderança é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder e formar líderes, deve ser um desafio constante do homem de Deus, tendo em vista a ordem de Jesus de irmos a todos, pregarmos o evangelho e fazermos discípulos para Ele.

O que vamos falar nessa noite é resultado de pesquisa feita na Europa com mais de 500 executivos de todos os tipos e setores e ela mostra coisas simples, objetivas e fornece conselhos úteis para todos nós que desejamos vencer, alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Para os homens do mundo, o que vamos falar foi resultado de pesquisa, são novidades. Mas, para nós povo de Deus, tudo isto está na Bíblia Sagrada a qual lemos diariamente. Amém?

Os homens do mundo só lêem as coisas do mundo e nós homens de Deus, lemos a Bíblia.

Descobriram pelas pesquisas doze passos para uma liderança que faz a diferença. Nós conhecemos, pessoalmente, os lideres que ensinaram tais princípios e que fizeram essa diferença. Vejamos:

1º Passo: DISPOSIÇÃO PARA FAZER O QUE NÃO FOI FEITO ANTES – REALIZAR O IMPOSSÍVEL

Moisés, com um bordão na mão, fé em Deus e obediência aos seus mandamentos, abriu o mar vermelho. Ninguém jamais havia feito aquilo.

Ninguém deseja ser guiado por alguém a quem falte fé, coragem e confiança em Deus e em si, para aquilo que se está fazendo. A liderança concedida por Deus, não decorre de capacitação pessoal, mas de dependência total Dele. A liderança de Deus é consciente, corajosa. É aquela que ousa nas tarefas que todos pensam ser impossíveis. Ela se vale das oportunidades não tentadas anteriormente. Ela é sobrenatural.

Um líder bem sucedido, nas batalhas, vai à frente de seu povo; ele chama para si as responsabilidades, toma decisões. Ele sempre vai junto com seus liderados quando há riscos, quando há dificuldades a serem superadas, quando o povo se encontra sob pressão, ele tem a calma necessária para restaurar a paz.

Tal líder sabe que se a popularidade não significa o relaxo, o descaso e quebra de princípios no exercício da liderança. Ele lidera pelo exemplo, mantendo a motivação do povo.

Davi usando a rede subterrânea de água invadiu uma fortaleza inexpugnável. Ninguém nunca tinha pensado que aquilo era possível.

2º Passo: AUTO-MOTIVAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS LIDERADOS

Tende bom ânimo. Sê forte e mui corajoso. EU SOU contigo.

O Líder que não consegue se auto-motivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros.

3ª Passo: UMA PERCEPÇÃO AGUDA DA VOZ E DA DIREÇÃO DE DEUS, DO ESPÍRITO SANTO E DO QUE É JUSTO
Salomão e as duas mulheres que lutavam pelos filhos.

Esta é uma grande qualidade de um líder eficaz e a fim de ter o respeito do povo, o líder deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento e de entusiasmo.

4º Passo: PLANOS, PROJETOS, PROPÓSITOS DEFINIDOS – José diante dos anos de vacas magras.

O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planeja a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano com a participação de seus liderados.

5º Passo: PERSEVERANÇA NAS DECISÕES – Jô – Noé

O Líder que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a decisão que está sendo tomada vir a se revelar errada.

Muitas pessoas que tomam decisões erram algumas vezes. Entretanto, isto não diminui o respeito que os seguidores têm por elas. Sejamos realistas: um líder pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seus liderados têm força para sustentar aquela decisão junto com o ele.

6º Passo: O HÁBITO DE FAZER SEMPRE MAIS DO QUE AQUILO QUE SE É PEDE OU QUE SE ESPERA

Se fizer apenas o que te mandam é mau e incompetente.

Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido. O Líder que chega antes dos liderados e que deixa o lugar depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

7º Passo: UMA PERSONALIDADE POSITIVA – INTEGRO – RETO – JUSTO

Daniel, Ananias, Azarias e Mizael.

As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.

8º Passo: EMPATIA – Davi

O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seus liderados, de ser capaz de ver o mundo pelo lado deles. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

9º Passo: DOMÍNIO DOS DETALHES – Jesus

O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.

10º Passo: DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE – DOMÍNIO PRÓPRIO

Jesus

Outros ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus liderados. Caso alguém seu cometa um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou.

Se o líder tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e dará insegurança a seus seguidores. Ora, se sou o líder “A responsabilidade é minha“.

11º Passo: MULTIPLICAÇÃO – Jesus

O líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de “estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo”.

Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros lideres. Pode-se julgar um bom líder pelo número de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir.

12º Passo:  UMA PROFUNDA CRENÇA EM SEUS PRINCÍPIOS – Jesus

A expressão “A menos que batalhemos por alguma causa, nos deixaremos levar por qualquer causa” resume bem a importância de ter-se uma causa pela qual valha à pena viver e trabalhar.

Nada cuja aquisição tenha valor é muito fácil. O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho. Ele acredita no que está fazendo com a determinação de batalhar por sua realização.

Minha sugestão é a de que você leia uma, duas ou três vezes cada um desses atributos e medite cada um deles à luz de sua própria realidade como um profissional que tem a função de ganhar, consolidar, discipular e enviar. Sua missão é comandar, liderar pessoas.

Detenha-se sobre cada um dos atributos e dê a você mesmo uma nota de zero a 10 em cada um deles, fazendo um propósito de auto–aperfeiçoamento. Repita essa auto-avaliação semanalmente.

Ministrado na formatura da Escola de Líderes

Visualizações: 18.371

 

7 Comments »

  1. Deus usa quem Ele quer,até o Mario para falar com os teus filhos.Este site é uma benção, atraves dele tenho evangelizado no meu trabalho.Deus continue abençoando vocês. bjos

    Comentário de louzimeri — 14 de março de 2012 @ 7:45

  2. obrigado pelas palavras elas mi são luz.

    Comentário de ricardo — 12 de novembro de 2012 @ 16:48

  3. O Senhor pastor é uma benção e um paizão, que o ESPÍRITO SANTO CONTINUE TE USANDO.

    Comentário de LARISSA — 18 de março de 2014 @ 16:44

  4. Bߋm dia Еste é meս primeiro comentar aqui, entãօ eᥙ só queria dar
    սm аlô rápido е dizer eu genuinamente desfrutar
    lendo ѕᥱu posts do blog . Você ρode sugerem quаlquer outros blogs/sites/fóruns ԛue
    rever o meѕmo tópicos? Mᥙito obrigado !

    Comentário de orquídeas facebook — 20 de março de 2017 @ 13:49

  5. Ꭲem realmente muіto complicado neste cheio ԁe actividade vida para ouvіr notícias TV ,
    aѕsim eu ѕimplesmente usar іnternet para
    que finalidade , e οbter o mais uр-to-date notícias .

    Comentário de site do emagrecimento — 11 de abril de 2017 @ 17:22

  6. Hurra! Por fim, recebi um blog de onde eu posso obter fatos valiosos sobre
    Meu estudo e conhecimento.

    Comentário de www.br.fatlossdoctor.pro — 4 de julho de 2017 @ 19:44

  7. Olha a mentira cristã é de uma falta de vergonha a toda prova Flavio Josefo nunca falou de um Jesus isto é mentira do cristianismo romano.
    Na verdade até o que se fala que ele falou sobre João Batista já foi contestada, pra começo de conversa João Batirta começou sua vida pública batizando os judeus, um costume pagão não preticado por judeus e ai ele chama os judeus ao arrependimento e começa a aplicar um costume pagão naquele povo de tradição ortodoxa, vcs acham isto possível?

    Comentário de Daniel S Rachadel — 3 de setembro de 2017 @ 20:05

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment