Jesus em Getsêmani

MT 26:36 a 46 – (  Mc 14:32-42    Lc 22:40-46 ) – Getsêmani = Prensa de Azeite.

36. Então chegou Jesus, com eles, a um lugar chamado Getesêmane, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. 37. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. 38. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza, até à morte; ficai aqui, e velai comigo. 39. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálix; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. 40. E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudeste velar comigo? 41. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. 42. E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai Meu, se este cálix não pode passar de mim, sem eu o beber, faça-se a tua vontade. 43. E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam carregados. 44. E deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. 45. Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai: eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. 46.Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.

O versículo 36 mostra que ainda que você tenha uma vida de oração, ainda que você viva na presença do Pai, não significa que tudo será fácil, porque Jesus, mesmo na condição de FILHO AMADO, que tinha uma vida de oração e se limitava em fazer a vontade do Pai, em nada teve facilitada sua vida.

Havia muitos tentado contra sua vida desde quando era uma criança, havia muitos kilometros para se percorrer à pé, havia muita ingratidão a ser suportada, muitos problemas a serem enfrentados e muitas enfermidades o cercava.

Havia cegueira, lepra, paralisia, mãos ressequida, mortes, velórios, febres.

Não queremos enfrentar os problemas, não queremos suportar a ingratidão, não queremos nenhuma enfermidade nos rodeando. Ainda somos cegos, leprosos, paralíticos, espirituais.

Temos as mãos ressequidas, porque nos recusamos em fazer a obra de Deus.

Filhos amados, ainda que você tenha amigos que te ajudem a orar, e aqui na famílias em Cristo você tem vários, e que estejam dispostos a estar com você em oração e em vigília (de segunda a sábado das 05h30 as 06h30 e aos domingos das 06h30 às 07h30), como Jesus tinha, (veja o versículo 37. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito), isso não significa que não venha a padecer de tristezas e angustias profundas até a morte.

O próprio Jesus foi entristecido e angustiado até a morte, mas isso não foi razão suficiente para que ELE deixasse de orar ou de esperar e crer no Pai. ELE não fugiu da igreja, não se levantou contra o Pai. Ele ficou ali, na tristeza e na angustia até a morte, mas firme com o Pai.

Ele foi como você e eu que, mesmo estando tristes e angustiados até a morte, também ficamos firmes com o Pai, não é verdade? Misericórdia Deus da nossa fraqueza.

Filhos, com esta passagem aprendemos ainda que na angustia, na tristeza, nas nossas desventuras, nas circunstâncias adversas, devemos pedir ajuda aos nossos amigos-irmãos, como Cristo fez quando estava assim. Veja o versículo 38. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza, até à morte; ficai aqui, e velai comigo.

Haverá sempre alguém, um filho de Deus, que será instrumento de Dele para velar contigo, portanto, construa ao longo de sua vida, na igreja, no trabalho, na vida secular, relacionamentos sinceros, puros, honestos em Cristo Jesus.

Tenha um comportamento santo, sincero e puro, capaz de atrair as pessoas para estar contigo, para andar contigo, para crer com você, para chorar e sorrir contigo. Para receber o Cristo que você prega e diz que crê.

A Palavra manda se adquira amigos, ainda que com as riquezas da injustiça, (Lc 16:19), para que sejam recebidos nos Tabernáculos Eternos de Deus.

Filho amado, ainda que você se próste diante do Senhor, que ore ao Senhor, que chore, não significa que ELE vai passar de você a tristeza e a angustia até a morte, porque ELE não poupou nem a seu Filho amado Jesus Cristo.

Veja o versículo 39: E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálix; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

O moer a nós, nos enfermar, às vezes é agradável a Deus, porque atende a um propósito específico do Pai como está em Is 53:10 –  Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

A palavra GETSÊMANI significa PRENSA DE AZEITE, ou seja, é o lugar, ou circunstâncias, em que DEUS te espreme ao máximo para retirar de ti a melhor Unção.

Prensa de Azeite

A Unção mais pura, mais eficiente, mais saborosa para Deus é tirada de nós quando, ainda que na tristeza e da angustia até a morte, permanecemos crendo, esperando e confiando em DEUS. Na oração, ainda que transpirando sangue.

Porque quando a nossa alma é exposta por expiação do pecado e permanecermos firme em Deus, deixando que se faça a sua vontade e não a nossa, veremos a nossa posteridade, prolongaremos os nossos dias e os propósitos de Deus vão prosperar em nossa mãos.

Saiba que aqueles que vigiam contigo, pelo cansaço, pelo desânimo, acabam por dormir o sono da negligencia, porque ainda vivem na carne e ela é fraca e jamais se converte, porque o pecado está nela (40. E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudeste velar comigo? 41. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.).

Ainda que você gaste tempo em oração, que você ore uma semana, um mês, um ano, ou tantas vezes que se não possa contar, saiba que nada disso pode ser capaz de mudar os planos de Deus em nossas vida.

E nós devemos realizar os planos DELE, devemos permitir que ELE realize todos os seus projetos em nós sem qualquer interferência ou murmuração, porque não sabemos o que ELE está fazendo, nem mesmo o conhecemos direito.

42. E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai Meu, se este cálix não pode passar de mim, sem eu o beber, faça-se a tua vontade.

Portanto, é necessário que se faça a vontade do Pai em nós e não a nossa.

Devemos apenas suportar as tristezas, as angustias, ainda que sejam até a morte, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os seus caminhos mais altos do que os nossos caminhos, e os seus pensamentos mais altos do que os nossos pensamentos (Is 55:9).

Ainda filhos amados e queridos sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto (Rm 8:28).

Então como o SENHOR é o nosso pastor: nada nos faltará. ELE nos fará deitar em verdes pastos e nos guiará mansamente a águas tranqüilas. Vai refrigerar a nossa alma; nos guiará pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que andássemos pelo vale da sombra da morte, não temeríamos mal algum, porque tu estás conosco; a tua vara e o teu cajado nos consolam. Preparas uma mesa perante nós na presença dos nossos inimigos, unges a nossa cabeça com óleo, o nosso cálix trasborda. Certamente que a bondade e a misericórdia nos seguirão todos os dias da nossa vida: e habitaremos na casa do Senhor por longos dias. O domínio universal de Deus; quem é digno de entrar no seu santuário.

Diga comigo filhos queridos:

“SENHOR se possível passa de mim este cálice, mas todavia faça-se a sua vontade”.

Deixa Deus te espremer para retirar de ti o melhor azeite amém?

Visualizações: 26.090

 

1 comentário »

  1. I truly value your piece of work, Great post.

    Comentário de Ezekiel — 21 de maio de 2017 @ 7:06

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment