A Razão dos Sofrimentos

Nós não queremos nenhum tipo de sofrimento ou de aflição. Nos recusamos a receber, do Senhor, o treinamento para crescermos, para amadurecermos. Nos recusamos a ser provados por Deus.

Deus compra qualquer produto (barro, palha, feno, cobre e até LIXO), mas a especialidade de Deus é transformar tudo que ELE compra, até o lixo, em ouro. Se você deixar ELE vai transformar você em OURO da melhor qualidade.

Eu (Nós), de forma errada, associo(amos) os sofrimentos a castigos de Deus por causa de pecados.

Toda pessoa que vemos em sofrimento, logo julgamos: “Também é um pecador”, “Olha aí, vive no pecado”. “isso é conseqüência do pecado”.

Graças a DEUS que você nunca fez esse julgamento, não é verdade?

Filhos, é certo que todo pecado tem conseqüência e leva à morte, mas nem todo sofrimento, nem toda luta, nem toda aflição de espírito, nem toda angustia que passamos é decorrente de pecado.

Diz a Bíblia que DEUS prova os corações: Dt 8:16 – Que, no deserto, te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no teu fim te fazer bem;

Jz 2:22 – Para, por elas, provar a Israel, se hão-de guardar o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para por ele andarem, ou não.

1Cr 29:17 – E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também, na sinceridade de meu coração, voluntariamente dei todas estas coisas: e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.

Pv 17:3 – O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor prova os corações.

1Co 3:13 – A obra de cada um se manifestará; na verdade, o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

Assim, filhos amados Deus prova os nossos corações para saber o que há neles; que tipo de fé, de esperança há em nossos corações.

“As aflições são, também, instrumentos de DEUS, pelos quais ELE checa o que está, verdadeiramente, dentro de nós, guardado em nosso coração.”

O que DEUS tem encontrado em você, quando ELE te checa?

Nossa Palavra está na Carta de Paulo aos Hebreus, no capítulo 5, versos 1 a 9.

Hb 5: 1 – PORQUE todo o sumo sacerdote, tomado de entre os homens, é constituído a favor dos homens, nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; 2. E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza; 3. E, por esta causa, deve ele, tanto pelo povo, como, também, por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. 4. E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Aarão. 5. Assim, também, Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei; 6. Como, também, diz, noutro lugar: Tu és sacerdote, eternamente, segundo a ordem de Melquisedec, 7. O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas, ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia; 8. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu, 9. E, sendo ele aperfeiçoado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem;

Vemos que:

1. Todo sacerdote é constituído a favor dos homens, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados; (Rm 1:6 – ver).

Quem aqui é Sacerdote do Deus Altíssimo?

Pergunta aí para seu irmão: Sabia que você é Sacerdote?

Nós fomos chamados como: Sacerdote Real, Nação Santa, Sal da Terra, Luz do mundo, Embaixadores de Cristo;Ministro de Deus.

Então filhos, fiquemos cientes que fomos chamados para interceder pelos homens através da oferta de sacrifícios pelos pecados, utilizando os dons que Deus, em Cristo Jesus, nos deu: renunciar a tudo que temos, somos, negar a nós mesmos, porque somos entregues a morte, como ovelhas ao matadouro, todo o dia. Tudo por amor de JESUS.

Rm 8:36 – Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro.

2Co 4:11 – E assim, nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte, por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste, também, na nossa carne mortal.

Você ama a JESUS verdadeiramente?. Então porque reclama e murmura nos sofrimentos?

Filhos, é certo que para cada pecado havia uma oferta de sacrifício; no velho testamento esse sacrifício era de animais, agora, no Novo testamento, no mundo espiritual o sacrifício somos nós, a pomba, a rola, a ovelha, o novilho, o boi para o sacrifício somos nós.

2. Fomos chamados para nos compadecer ternamente dos ignorantes e errados; pois também estamos rodeado de fraquezas; e por esta causa, devemos, tanto pelo povo, como, também, por nós mesmos, fazermos ofertas pelos pecados.

Fomos chamados como sacerdote para nos compadecer, amar, suportar, os errados e ignorantes, porque éramos assim e até agora estamos cheios de fraquezas.

Você é forte?

A Bíblia diz que quando pensamos que somos fortes aí é que somos fracos; e quando pensamos que somos fracos, aí é que somos fortes. Quem está em pé, cuide para que não caia.

Deus nos chamou para nos oferecer, como sacrifício vivo e agradável a Deus, tanto por nós mesmos, como pelos fracos e ignorantes. Por todos daquela rede.

Aliás, o que eles fazem de errado, nós já fizemos e, alguns, como eu, ainda continuamos a fazer.

4. Filho, ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus.

Amados, estamos vendo que os sofrimentos que passamos por causa de Jesus, pelo Evangelho de Deus, deve ser visto como um privilégio, uma honra. Deve ser motivo de muitos glórias a Deus o poder padecer com Cristo.

1Pe 4:13 – Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que, também, na revelação da sua glória, vos regozijeis e alegreis.

1Pe 3:14 – Mas, também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;

Fp 3:8 – E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo,

O que temos considerado como esterco para ganharmos a Cristo?

Será que os bens materiais ainda são muito valorizados por nós?

5. Nem Cristo glorificou a si mesmo;

Jesus não procurou nenhuma glória pessoal, para se fazer Sumo Sacerdote, mas tudo que fez, fez para a Glória e Louvor do Pai. Ainda buscamos glória pessoal, ainda buscamos reconhecimento, fama, bajulações, etc. Jesus jamais buscou qualquer coisa para si mesmo.

Se verdadeiramente estamos em Cristo, e Cristo em nós, tudo devemos fazer para a Glória de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, como está em

“Cl 3:17 E, quanto fizerdes, por palavra ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

e “23 – E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,”.

6. Nos dias da nossa carne, devemos oferecer, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas, ao que pode nos livrar da morte, porque, certamente, seremos ouvido quanto ao que tememos, a condenação eterna.

Nosso chamado é eterno. Deus nos chamou desde o ventre de nossas mães, nos separou e nos constitui como ministro de Cristo. Nos designou e nos enviou para que déssemos frutos e que nossos frutos permaneçam.

Portanto, como Jesus, nos dias da nossa carne devemos nos oferecer com grande clamor e lágrimas, orações e suplicas para que possamos ser atendidos quanto ao que tememos.

8. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu,

O nosso sofrimento pode ser motivo de agradar a Deus, veja:

Is 53:10 – Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

Os sofrimentos são para que possamos aprender a obedecer. Aprendermos a confiar em Deus. Em meios as lutas, porque exercitamos a fé, a esperança, a perseverança.

Tg 5:11 – Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Job, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

9. E, sendo ele aperfeiçoado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem;

Os sofrimentos nos aperfeiçoam em Cristo Jesus para sermos causa de eterna salvação para todos os que, por nosso testemunho, venham a confessar e crer em Jesus como Senhor único e Deus verdadeiro.

1Pe 1:6 – Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais, por um pouco, contristados com várias tentações, 7. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro, que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 8. Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais, com gozo inefável e glorioso; 9. Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das almas;.

Os nossos sofrimentos, em regra, são ferramentas de DEUS para nos ensinar a obedecer, nos aperfeiçoar, moldar o nosso caráter de forma que possamos ficar parecidos com JESUS.

Os sofrimentos são as portas de DEUS por meio das quais recebemos o milagre.

Amo vocês em Cristo Jesus.

Esta ministração foi extraida a partir de sermão do Pr. J. Muller

Visualizações: 8.938

 

3 Comments »

  1. Glória ao DEUS, que nos livrou da preocupações deste mundo!!!!

    Comentário de LARISSA — 3 de abril de 2014 @ 9:08

  2. Texto maravilhoso e muito inspirador, a indiferença é cruel :(

    Comentário de Rebeca — 14 de abril de 2014 @ 20:59

  3. Minha esposa fala que eu não tenho fé porque me preocupo de mais com o futuro nosso e de nossos filhos.
    Só eu trabalho em casa e não sou registrado, e o contrato pode acabar a qualquer momento sem nenhum direito trabalhista. Ou seja se eu parar hoje amanhã já não tenho o que receber.
    Eu fico buscando alternativas para um plano B, contatos para um convenio mais barato, atividades que possam nos oferecer uma outra renda, etc..
    e eu sempre me deparo com minha esposa fazendo este comentário.
    Realmente não sei se preciso deixar tudo nas mãos de Deus ou continuar me preparando e planejando.

    Comentário de Tony — 5 de julho de 2017 @ 11:43

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment